O FISP é um espaço neutro, um espaço de ninguém e de todos, longe de políticas e perto de uma forte heterogeneidade que resume o ímpeto de uma comunidade de músicos em torno do saxofone, envolvendo diversas áreas (artística, académica, científica) e diversas geografias estilísticas, que acreditam e se identificam com a missão deste festival, um espaço de partilha de novos projetos e ideias, um espaço onde se dá e se recebe, num contexto de envolvimento humano e social singular.
Depois de uma edição especial e totalmente adaptada ao confinamento exigido pela pandemia, o FISP está de volta ao formato presencial, com muitas surpresas!
Para a edição deste ano o FISP oferece 30 concertos (clássico, jazz, contemporâneo, world…), IX Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos”, 150 de horas de masterclasse, workshops, palestras, apresentações de investigação científica, clinics e muita partilha, amizade e diversão.
Passados quase 18 anos da primeira edição, o FISP – Festival Internacional de Saxofone de Palmela, continua a afirmar-se como um projecto cultural de serviço público, contribuindo para elevar o nível artístico e pedagógico do nosso país (nomeadamente no âmbito do saxofone), ajudando na formação de mais e melhores ouvintes, através de uma partilha de experiências e saberes entre alguns dos mais prestigiados nomes do saxofone nacional e internacional, professores, estudantes e público. Uma iniciativa única no panorama artístico e pedagógico em Portugal e além-fronteiras, ponto de passagem obrigatório para os amantes do saxofone e da música, recebendo todas as edições participantes e visitantes dos cinco continentes, com os concertos e ações de formação com lotação esgotada.
A nível pedagógico também tem deixado uma importante marca no ensino do saxofone em Portugal, dos participantes nas masterclasses e laureados do Concurso Internacional de Saxofone “Vítor Santos” alguns afirmam-se hoje como pioneiros de uma nova geração de saxofone em Portugal, ocupando lugar de destaque no meio artístico e pedagógico Português.
O FISP - Festival Internacional de Saxofone de Palmela tem a organização do Quarteto Artemsax, Sociedade Filarmónica Humanitária, Conservatório Regional de Palmela e tem como director artístico João Pedro Silva e incorpora uma vasta e multidisciplinar equipa organizativa que trabalha exclusivamente em regime de voluntariado.